sábado, 21 de fevereiro de 2015

ENTREVISTA COM A ESCRITORA LORENA RALHA ROCQUE
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista a escritora Lorena Ralha Rocque
 (21/02/15)



Lorena Ralha Rocque - Foto Divulgação
ENTREVISTA:

Ademir Pascale
: Como foi o início de Lorena Ralha Rocque no meio literário?
Lorena Ralha Rocque: Lancei meu primeiro livro em 2013 sobre Radiestesia, chamado: “Radiestesia Criativa de Lorena Rocque” fruto de meu trabalho com Radiestesia durante vários anos.
O livro é fruto de um pequeno acervo adquirido na prática da Radiestesia, atividade que ainda hoje desenvolvo e que se encontrava dormitando na gaveta a alguns anos. Em algum momento, percebendo o quanto se avolumavam as informações e observando a minha própria contribuição dada a Radiestesia tradicional, através da criação de novos gráficos e formas interpretativas, enxerguei a necessidade de organizar esse vasto material sobre a forma de um livro e disponibiliza-lo para o público leigo interessado.
Nunca tive a intenção consciente de me tornar escritora, porém, as coisas foram acontecendo e em 2011, numa noite fria do mês de junho, tive um sonho inspirador que decidi registrar mais tarde, desse registro nasceu meu primeiro livro de ficção, que posteriormente deu origem a uma trilogia denominada "Maria Metálica". O sonho que tive, teve como protagonistas uma Bruxa e uma menina super poderosa que se encontravam em uma cidade subterrânea do submundo (local trevoso embaixo da Terra).
A partir desse passo inicial, descobri o quanto escrever me realiza, gratifica e dá vazão a nossa criatividade adormecida.
Hoje posso dizer que não consigo mais me imaginar tendo meus momentos de solitude sem escrever, atividade com a qual minha identificação é crescente. Escrever tornou-se uma imperiosa necessidade para mim. E desse primeiro livro, "O Resgate de Maria Metálica", nasceram mais dois, que dão continuação a história, formando uma curiosa trilogia que em breve será encontrada nas boas livrarias do ramo.

Ademir Pascale: Você é autora do livro "O Resgate de Maria Metálica" (Chiado, 2014). Poderia comentar?

Lorena Ralha Rocque: Como mencionei acima, este primeiro volume da série originou-se de um sonho. A trama em si gira em torno de uma bruxa do bem, moradora de uma floresta localizada em um lugar misterioso, invisível aos olhos humanos, e uma jovem marciana sequestrada de sua família natural ainda bebê, por entidades malignas, e criada numa cidade do submundo. Posteriormente, apresentamos o crescimento e criação dessa menina marciana e do conluio das forças do bem para retirá-la do cativeiro onde se encontrava. Este livro contém todas os grandes clichês das histórias infantis, porém com pitadas do mundo real. O livro contém toda a complexidade, ambiguidade e aparente inocência dos Contos de Fadas. Mas não posso dizer que seja estritamente infantil. É uma síntese entre magia e ciência, uma mescla de informações tiradas de antigos saberes que ainda hoje povoam o imaginário coletivo e que instigam a curiosidade de muitos.

Ademir Pascale: Para quem você indicaria o seu livro?

Lorena Ralha Rocque
: Em primeiro lugar para as mentes mais criativas e oníricas. Meu livro possui, a princípio, uma caricatura infantil, porém é bem profundo e adulto. Como Alice no País das Maravilhas, por exemplo, pleno de simbolismos e mensagens cifradas, ou, também, semelhante à obra Harry Potter.
Me repetindo, Maria Metálica tem toda a complexidade dos Contos de Fadas, que atualmente já foram analisados e não são mais tratados como livros especificamente infantis. A partir disso creio que o livro pode abranger tanto um publico bem jovem como um publico adulto. Bem como o de todos aqueles que buscam o deleite na literatura.

Lorena Ralha Rocque e seu filho - Foto Divulgação
Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Lorena Ralha Rocque:

“Os anos foram passando. Maria Metálica adquiria mais poderes secretos que nem Lucius (o Mago do Mal) conseguia decifrar por completo. Aos 7 anos de idade, a menina começou a ter contato com sua família marciana, através de sonhos que pareciam bem reais...”

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar de "O Resgate de Maria Metálica"?

Lorena Ralha Rocque
: O livro está disponível para vendas nas seguintes redes virtuais:

BRASIL:
Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br 
Livraria Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br 

PORTUGAL:
Chiado Editora: http://www.chiado.com 
Fnac: http://www.fnac.pt 
Bertrand: http://www.bertrand.ptt  
Wook: http://www.wook.pt

Também poderá ser adquirido comigo em mãos ou via correio.
Email: marcianadobem@gmail.com 

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Lorena Ralha Rocque: O segundo volume da trilogia, “O Retorno de Maria Metálica”, já está na gráfica em Portugal, o lançamento deverá ser em abril, no Rio de Janeiro. E já estou trabalhando no terceiro e último volume, ao meu ver muito interessante e movimentado.

Perguntas rápidas:

Um livro
: O Poder do Subconsciente
uma(a) autor(a): Dr.Joseph Murphy
Um ator ou atriz: Angelina Jolie
Um filme: O Mistério da Libélula
Um dia especial: O dia em que descobri que todos nós podemos ser e ter o que quisermos

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Lorena Ralha Rocque: Obrigada pela entrevista. Sucesso para você e seu blog!



O Resgate de Maria Metálica - Lorena Ralha Rocque
 
© Cranik

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    De antemão quero dizer que o seu livro me pareceu bem interessante e já vou providenciar um para ler nas minhas próximas férias hahaha'
    Bom, estou entrando em contato pois também pretendo publicar o meu livro em breve e gostaria de referências de alguém que já tenha trabalhado com a Chiado editora. Vc me indicaria? Acha que eles tem um bom trabalho de divulgação? Conseguiu vender bem o seu livro?
    Estou em um misto de curiosidade e insegurança com relação a isso, ficaria feliz se pudesse me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo! Desculpe a demora em respondê-lo, vi hoje seu comentário, estava muito ocupada. Então, obrigada pelo elogio quanto ao livro, é uma mistura de magia e ciência faz o estilo harry potter. Quanto a Chiado editora, não tenho do que me queixar, porém se quiser detalhes, por gentileza escreva para; marcianadobem@gmail.com
      Abraços!

      Excluir