domingo, 1 de novembro de 2015



SCI FI DE RON PEREZ

ONDE COMEÇA A FANTASIA E ONDE TERMINA A FICÇÃO CIENTIFICA. 

os limites de dos gêneros literários irmãos.

Por acaso você saberia distinguir o que é um filme, ou livro, de ficção cientifica ou o que é um filme, ou livro de Fantasia? Vamos supor que você assista um filme como Avatar... é ficção ou fantasia? com certeza você já deve estar respondendo: Ficção cientifica!

Parece um a questão de fácil interpretação, então é ai que muitos se enganam!
Fazendo uma analise do filme Avatar, pense comigo e responda a você mesmo:



  • Se o filme é de ficção o que nos levar a crer em pedras que flutuam? haverá alguma explicação dentro de um conceito cientifico?
  • Se é ficção, como então funciona o mecanismo de ligação entre um avatar organico e uma mente humana? seriam micro-chips?
  • Se o foco do filme é cientifico, por que os aliens tem ligações orgânicas com outros seres do planeta, se interligando em uma especie de conexão orgânica? 
Essas são apenas algumas perguntas que poderiam ser elaboradas em muitas sobre o filme em questão. Mas o filme é ficção cientifica ou Fantasia?

Certo! eu aceito, o filme é ficção cientifica de Alienígenas e exploração espacial.
Mas seria isto que leva o filme a não ser taxado como Fantasia Mitológica, com elfos cor azul, da linha dos felinos?

Não tinha mais me questionado sobre isso até o presente momento, desde da ultima postagem que fiz aqui no blog.


Foi então que me deparei com um livro, que tive o privilegio de ler. Uma amiga do face permitiu que eu ler-se para resenha-lo.

O nome do livro é:  O RESGATE DE MARIA METÁLICA.


Voltando ao assunto.
Comecei a ler o livro afim de resenha-lo. foi então que me deparei com uma estoria Fantastica, cheia de elementos de fabulas e na trama uma alienígena.

Então me perguntei: Realmente isto é fantasia ou ficção cientifica?

sim, Maria Metalica é uma alienígena de Marte e a trama do livro esta toda em volta dela!

Ao ler o livro mais adiante, vi que estava em um mundo fictício, um mundo de fadas, elfos e porções magicas. so então nos deparamos com Maria metalica propriamente dito.

então cheguei a conclusão, que mudou meu pensamento, pois até então não pensava assim!
Antes pensava:
"TODA FICÇÃO TEM ELEMENTOS FANTÁSTICOS, MAS A FANTASIA NUNCA TEM ELEMENTOS DE FICÇÃO CIENTIFICA."
Agora penso diferente. Fantasia pode sim ter elementos de ficção cientifica!
e o livro que li me mostrou isso. para mim. algo inovador!

O que distinguira isto é o meio que o autor narra os fatos, ou como o filme trata o assunto.
no caso de Avatar, o enredo do filme tem sua trama voltada ao planete pandora, assim também como aos Aliens. então os elementos Fantasticos não se destacam ao ponto de transforma o filme em uma fantasia Mitológica.

Ja no livro em questão, quando eu o li, percebi que a enfatização no mistico deixou os elementos científicos a parte. Mas pensando bem, poucos elementos científicos aparecem no livro!

Então, ficção cientifica de qualquer modo aborda a ciência, seja ela exata, ou fantasiosa, mas com muitos respaldo ou elementos tecnológicos. Certo, há casos que a ciência varia, tipo; Mutações genética, ou engenharia genética, algumas ciências exata, dentro do campo da física ou da astronomia, etc.

Mas propriamente não quer dizer que a presença destes elementos faça da obra uma ficção cientifica. 
No fim o que dita o que é ou não é a maneira como é conduzido a estoria!
 Oi gente dá deem uma olhadinha no blog do Ron perez, muito bom!!!!!


http://www.ronperez.com.br/2015/11/limite-da-ficcao-e-da-fantasia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário